Como Construir Uma Vida Com Mais Significado

Conversando com amigos percebi que todos buscamos como construir uma vida com mais significado, mas nem sempre sabemos o que temos que fazer para nos aproximar desse significado.

Pensei também que quase nunca estamos atentos para os atos que praticamos que nos afastam de construir uma vida repleta de realizações.

Há algum tempo percebi que há valores básicos, que devemos ter e seguir, para alcançar esse objetivo.

Busco estar presente para esses valores o tempo todo, pois percebi o quanto eles impactam diariamente na minha vida e na vida daqueles que me cercam.

Leia esse artigo até o fim e descubra quais são os valores para os quais eu fico atento e sigo para alcançar a prosperidade e o meu grande significado de vida.

Durante muito tempo eu vivi reclamando da vida. A minha vida não era nem de longe a vida que eu havia sonhado quando menino.

Altos e baixos, ganhos e perdas, sempre se somando e o que sobrava era cada vez menos alegria e realizações.

Foi quando fiquei presente para um fato. Reclamar me deixava mais para baixo e só servia para piorar as coisas.

Nesse momento eu busquei entender o que acontecia na minha vida através da leitura de tudo que você puder imaginar sobre os assuntos relacionados à prosperidade e descobri coisas incríveis.

Descobri que não só eu vivia sabotando a minha prosperidade, como eu achava que essa sabotagem era natural.

Agora estou sempre presente para os comportamentos sabotadores e isso faz muita diferença na minha vida. Por isso eu resolvi compartilhar com você o que eu sigo para construir uma vida com mais significado.

Gratidão

Um dos maiores entraves para a prosperidade e para a realização na vida é a mania de reclamar. Essa atitude por si só, já pode ser responsável por extinguir quaisquer chances que o indivíduo possa ter de alcançar a prosperidade.

O indivíduo que vive reclamando não consegue perceber as oportunidades que a vida oferece, pois vive ocupado demais reclamando de seus problemas ou justificando seus fracassos através de fatores externos, alheios à sua vontade.

O antídoto natural para o veneno que representa a mania de reclamar é a gratidão. Quando agradecemos pelo que temos ou pelo que somos, focamos nossa atenção no que é bom, no que nos agrega valor.

É assim que pessoas realizadas fazer acontecer o que querem que aconteça de bom em suas vidas. Focando no que há de bom. Sempre pensando na metade cheia do copo.

Gerar Valor

professora

Ensinar Gera Muito Valor

Eu, você, seu vizinho, enfim, todos nós queremos conquistar algo na vida. Todos buscamos conquistas, sejam elas materiais, intelectuais, sentimentais. O que geralmente não pensamos é que isso tudo que desejamos tem que vir de algum lugar.

O Universo é um sistema e como todo sistema tende ao equilíbrio. Se você não recebe/percebe valor da vida, deve ser porque você não dá esse valor para ela.

Pense na vida como uma balança, quanto mais você tirar dela, mais ela tenderá a tirar de você para manter o equilíbrio. Você pode “ganhar mais” da vida simplesmente passando a gerar valor para os outros.

Gerar valor é dar algo de bom para alguém, algo que esse alguém entenda como valioso para a sua vida.

É através da troca de energia que o Universo funciona, portanto nós que estamos inseridos nesse Universo, devemos funcionar da mesma maneira.

Devemos viver trocando energia, trocando favores, trocando dinheiro, fazendo o possível para gerar cada vez mais valor para o próximo, pois só assim, desequilibramos a balança do Universo ao nosso favor.

Pense na conquista de algo importante como sendo um objetivo de duas etapas, primeiro você gera valor para outras pessoas, depois essas pessoas ou até mesmo outras pessoas gerarão para você o valor que você desejava.

Essa nova maneira de pensar sobre as conquistas tem mudado muitas vidas ao redor do mundo, eu sou prova viva de que essa nova abordagem funciona, mas essa história fica para outro artigo, ok?

Consistência

Consistência

Alpinistas, Exemplos de Consistência

O terceiro requisito que eu considero mais importante para alcançar a prosperidade, é a consistência.

Consistência obviamente em se fazer aquilo que se sabe que tem que fazer, com uma frequência específica, sem falhar, sem se deixar levar pela preguiça ou procrastinação.

Nenhum esforço gera resultados importantes imediatamente, por mais sacrificante que seja.

O mais importante é manter a consistência na ação, até que a soma de todas as vezes que a ação foi realizada, gere mais valor do que seria possível com uma só ação, por maior que essa ação fosse.

Existem muitos ditados populares que falam sobre a consistência ou constância. Mas geralmente não damos tanta importância para esse requisito da prosperidade.

Isso se dá em parte porque somos programados para não gastar energia em processos que não nos retorne essa energia imediatamente. Nosso cérebro funciona assim.

Se formos nos envolver em uma atividade que gaste energia e que não tenha recompensas imediatas, tendemos a buscar alternativas mais diretas para obter resultados.

O problema é que resultados importantes não acontecem da noite para o dia, geralmente são fruto de esforços constantes.

Assim vivemos nos sabotando e deixando de fazer aquelas tarefas que nos trariam resultados melhores no futuro, para fazer aquelas que nos dão resultados medíocres no presente.

Comente abaixo o que você achou desse artigo. Se gostou do conteúdo e acreditar que ele possa ajudar aos seus amigos, compartilhe esse artigo nas suas mídias sociais com os botões abaixo ou em cima do texto.

Um Abraço,

Felipe Baqui

Felipe Baqui

Felipe Baqui é analista de sistemas, advanced coach, especialista em desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital. Enfrentou aos 22 anos, a falência traumática de sua empresa. 10 anos depois começou um processo de autoconhecimento que possibilitou que hoje ele trabalhasse ajudando pessoas em processos de superação de grandes problemas.

Website: https://felipebaqui.com.br

2 Comentários

  1. Muito legal Felipe. Essa parte do vitimismo é o que mais me identifico, pois também vivia dessa maneira. A gratidão nos beneficia de muitas maneiras e nos liberta. Parabéns pelo trabalho.

    • Felipe Baqui

      Giancarlo, eu realmente vivia reclamando, mas eu não acreditava que estava me fazendo de vítima. Estranho não? Só depois que a ficha caiu que eu entendi o quanto eu tinha dó de mim. 🙂
      Obrigado por continuar incentivando o meu trabalho!
      Grande Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *